Na passada 3ªf, 8 de Março, foi entrevistado o maestro Benjamin Zander no programa Sociedade das Nações, da SIC Notícias.
Uma entrevista bastante interessante que recomendo, pois aponta uma visão muito construtiva para as relações humanas.
Ver original da SIC Notícias - Ligação para o vídeo da entrevista
Publicação: 08-03-2010 11:47
Na possibilidade não existe sucesso ou fracasso” "A minha função é conferir às pessoas que compõem a orquestra a capacidade de serem o mais eficazes possível" diz o maestro Benjamin Zander. O convidado do Sociedade das Nações, conhecido orador na área da liderança e gestão, revela que foi através da sua experiência como maestro que descobriu o modelo da arte da possibilidade. "Era um maestro tradicional, no meu pódio, muito poderoso, com os músicos abaixo de mim, conduzia-os, dizia-lhes o que queria que fizessem e este era o modelo tradicional, o modelo hierárquico de liderança. Depois tive a verdadeira epifania", explica Zander.
O maestro confessa que este momento aconteceu quando percebeu que não era ele que fazia o som, mas sim os músicos da orquestra. "Desviei a minha atenção para a minha função de despertar as potencialidades dos músicos", explica. Benjamin Zander acredita que "este é um modelo fantástico de liderança, quer sejamos pais, professores, gestores ou mesmo um país".
"Todos os maestros têm que pensar em liderança, se estão a ser eficazes no sentido de fazerem a música surgir por parte de quem a toca", sustenta o convidado do Sociedade das Nações. Partindo desta premissa para chegar a um modelo de liderança, Zander diz que bastou "alargar o espectro de modo a incluir outros líderes".
"Uso todas as estratégias e todos os métodos possíveis para minorar o intervalo hierárquico entre o regente e os músicos, equilibrando-o", continua o maestro. Benjamin Zander sublinha que "não se trata de uma democracia". "No final, tenho poder da decisão, mas tenho a soma total de toda a sensatez, experiência, visão e energia de todas as pessoas da organização e isso faz com que com que eles se sintam participantes maiores" revela.
Sobre a arte da possibilidade, Zander explica que se trata de uma disposição mental em que se está preparado para o que vai acontecer. "Na possibilidade não existe sucesso ou fracasso, simplesmente uma possibilidade e está no domínio da invenção, da criatividade, da abertura de espírito em que estamos disponíveis e permitimos aos nossos cérebros criarem e inventarem soluções ou resultados que não estão normalmente disponíveis", concretiza.
Comentários
Submeter um novo comentário